Meu blog são pensamentos que valorizam o ser humano, no que melhor ele pode ter que é a vida, sem preconceito de raça, cor, etnia. O que construimos jamais será destruido se a força e o comprometimento for maior que a agressividade, contruiremos uma sociedade que todos sonham....
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
sábado, 11 de dezembro de 2010
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Letrar é mais que alfabetizar.
Considerando alguns textos de Magda Soares que descreve o seu ponto de vista sobre a Educação em nosso pais, e que destaca as condições sociais da humanidade que possibilita ou não esta aprendizagem, referindo-se a as crianças em diferentes níveis sociais, como as de baixa renda que não tem contato freqüente com materiais que estabeleçam um contato mais abrangente de Leitura e Escrita, acabam ficando prejudicados. Sendo que o código da escrita é importante, mas nem mais e nem menos que o conhecimento de mundo. Que nos permite valorizar a cultura e promover conhecimento. Destacamos, um ponto importante de sua pesquisa sobre este assunto, que é a valorização da leitura e da escrita não só no papel, mas destacamos também a cultura da tela (computador). Que permite que as pessoas desafiem seus próprios obstáculos e assim, desenvolvendo e transformando os pensamentos. Seria uma forma de articular com o novo sem desvincular do velho. De acordo com Magda Soares, hoje a leitura e a Escrita passam por transformações positivas, os textos não são mais estáveis, são participativos e não são controlados, ou seja, todos podem ver deixaram de ser produtos que origina ganhos lucrativos. E quem acaba ganhando de certa maneira é quem usufrui deste letramento amplo (estado de quem lê e de quem escreve) que deixa de ser coadjuvante para ser o personagem principal. E com isso à distância entre o autor e o leitor se reduz.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Todos nós podemos fazer tudo, principalmente quando nos deparamos com pessoas ...
" Especiais, " com deficiencia que nos dão exemplo de vida todos os dias. Pessoas que não têm braços, pernas, que são cegas ou surdas e nem por isso deixam de acreditar nelas mesmas. Por isso, jamais devemos dizer que: NÃO CONSEGUIMOS, NÃO SABEMOS FAZER OU ESTAMOS DESESPERADOS.
Não precisamos ir muito longe e não se precisa ter alguma deficiência, para sermos desprezado com muito preconceito, basta ter conhecimento de algumas pessoas que estão no foco da midia, que são exemplos que vieram de uma classe pobre social e que conseguiram demonstrar que ser letrado introduz muito mais conhecimento do que propiamente dito alfabetizado e que fizeram história no nosso pais, mesmo sendo escalado como burros, ignorantes e analfabetos. Silvio Santos um empresário consagrado, que passou de um simples camêlo da classe pobre a uma pessoa de padrão social do mais alto gabarito empreendedor. O mais marcante do momento é o Nosso Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que ainda ficará na história como o melhor presidente do Brasil, que todos disseram que seria a catástrofe do nosso pais. E que mostrou ao mundo que analfabeto não existe quando se tem conhecimento de mundo. E foi visto como o homem de maior porcentagem de representação positiva do nosso pais declarado pela sociedade, descaracterizando toda está babozera que a midia tenta impor nas cabeças dos seres não pensantes, fazendo com que as pessoas do senso comum continue repitindo e cometendo o mesmo erro de manipular as pessoas pelo que as outras declaram (midia), que quem é da baixa renda social são inferiores a obter qualquer lugar na sociedade que seja de cargos influêntes. E ISSO NÃO PODE ACONTECER MAIS, TEMOS QUE DEIXAR DE SER INFLUÊNCIADOS E SIM INFLUÊNCIAR QUE TODOS PODÊM E QUE NINGUÉM PODE NOS CONTRARIAR NOS DESISTIMULANDO COM PRECONCEITOS. DEVEMOS USAR A TECNOLOGIA E A MIDIA PARA ESTIMULAR A INCLUSÃO SOCIAL.
Assinar:
Comentários (Atom)






